terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Poemas novos 2021/2022

 Um sonho

Foste um lindo sonho

Que eu há muito sonhei

O que foi feito de ti

Juro que eu não sei

Quando te via a passar

O meu coração batia forte

Sentia o rosto corar

Ao chegares perto de mim

Sentia o coração palpitar

Algo acontecia em mim

Que nem conseguia falar

Íamos às feiras anuais

E às festas populares

Trocávamos os nossos olhares


Poema triste

Está um dia triste e cinzento

No ar sopra algum vento

Sinto uma tristeza sem fim

Já não sei nada de mim

A pessoa que eu já fui

Ficou muito lá para trás

Do que restou já não gosto

Daqui para a frente eu aposto

Nada de bom eu espero

E mesmo com algum esmero

Não passo de um pobre farrapo

Desta triste vida não escapo

Ao olhar à minha volta

Vejo tanta infelicidade

Um mundo cheio de maldade

Sabem o que eu queria?

- Era ter mais alegria

Sabem qual era o meu sonho?

- Era ver os meus queridos filhos

Também as netas e o neto

A transbordarem de felicidade

Acabar com tanta maldade

Se Deus me desse essa alegria

Então, nada mais Lhe pedia

Maria da Conceição Saraiva Roxo Orvalho


As Minhas Férias 

Foram boas as minhas férias

Passadas lá no Gerês

Com a barragem em baixo

E com a piscina aos pés

Foram ótimas as companhias

Da minha querida família

Que me deram muitas alegrias

Nem dei pelo passar dos dias

A maior alegria de ser mãe

E também de ser avó

É ter os filhos por perto

Com as netas e o neto

Nunca eu me sinto só

Também os dias passados

Na cidade de Portimão

Foram tempos maravilhosos

Estes dias quentes de verão


Adeus mãe

Adeus minha querida mãe

Mesmo agora nos deixou

É Deus quem lá a tem

Foi para o Céu que abalou

Deixou-nos em grande dor

Pois foi grande o sofrimento

Ela sempre foi um amor

Em todo e qualquer momento

Amor era o sentimento

Que nutria por todos nós

Com ela no pensamento

Nunca nos sentimos sós

Por todos sentia amor

Fossem grandes ou pequenos

Era linda como uma flor

Com seus sorrisos serenos

Já não sabia quem era

Nem o sítio aonde estava

Ela estava sempre à espera

Para ver quem a levava

Mas foi Deus quem a levou

Sem dar sequer um ai

Para sempre descansou

Foi para junto do nosso pai...


Poema triste

Está um dia triste e cinzento

No ar sopra algum vento

Sinto uma tristeza sem fim

Já não sei nada de mim

A pessoa que eu já fui

Ficou muito lá para trás

Do que restou já não gosto

Daqui para a frente eu aposto

Nada de bom eu espero

E mesmo com algum esmero

Não passo de um pobre farrapo

Desta triste vida não escapo

Ao olhar à minha volta

Vejo tanta infelicidade

Um mundo cheio de maldade

Querem saber o que eu queria?

- Era ter mais alegria

Sabem qual era o meu sonho?

- Era ver os meus queridos filhos

Também as minhas netas e o neto

A transbordarem de felicidade

Acabar com tanta maldade

Se Deus me desse essa alegria

Eu nada mais Lhe pedia

Então podia dar-me o descanso

Que eu penso que já mereço...


A Ambiciosa

Hoje o que eu sinto

No meu pobre coração

Acreditem, que não minto

É a falta de consideração

É triste o que eu vejo

Esta falta de vergonha

Daquela que não invejo

Ela para mim, tem peçonha

Vende o corpo e a alma

Para na vida subir

Faz de conta que é amiga

Para poder progredir

Anda de cabeça erguida

Parece que é a maior

Mas é uma mulher da vida

Não podia ser pior

Não tem vergonha na cara

E ele também não tem

Ela é uma ave rara

E ele, um filho da mãe

08/10/2018


O Cão Vadio

Pobre de ti, cão vadio

Que és sempre enxotado

De um e de outro lado

 Nasceste no sítio errado

Abre bem esses teus olhos

Não tenhas pena de ti

Tu tens direito à vida

Às vezes  não há saída

Para a tua triste sina

Pobre cão magro!

A quem atiram pedras

E quanto mais te baixas

Mais te pisam

E limpam os pés

Como se fosses um tapete

Às vezes nem sabes quem és

Até alhas que é só o que mereces

Ser enxotado de todo o lado

Ser assim tão mal tratado

Pobre de ti, cão raivoso

Tu, que eras tão vaidoso

Hoje já não és ninguém

Esta vida assim, não te convém

Ser tratado com tanto desdém.


As Minhas Férias 2021

Foram boas as minhas férias

Passadas lá no Gerês

Com a barragem em baixo

E com a piscina aos pés

Foram ótimas as companhias

Da minha querida família

Que me deram muitas alegrias

Nem dei pelo passar dos dias

A maior alegria de ser mãe

E também de ser avó

É ter os filhos por perto

Também as netas e o neto

Nunca eu me sinto só

Também os dias passados

Na cidade de Portimão

Foram dias maravilhosos

Que alegraram o meu coração


Acreditar

Sou uma pessoa crédula

Acredito nas promessas feitas

Depois apanho cada decepção

Que me faz duvidar

Da boa vontade

De quem faz essas promessas

Acho injusto favorecer umas pessoas

Prejudicando gravemente os outros

E, com isso, passar a fazer a vida num inferno

 A uma família, que paga as suas contas em dia!

Estou farta de injustiças, farta de burocratas e de burocracias!

Que só o que sabem dizer, 

é que tem um papel, ou não tem um papel, e que, ainda por cima, depende de outros para ter o tal papel.

como se a vida das pessoas se resumisse a um mísero papel!

Burocracia e burocratas destroem vidas, sem dó nem piedade!


Atenção povo português!

CHEGA! BASTA!...

Quando se grita aos sete ventos, que vão prender as pessoas de esquerda.

Quando se ameaça esterilizar as mulheres que façam um aborto.

Quando não há respeito pelas instituições democráticas, nem pelo Presidente da República ou Primeiro Ministro em exercícios, democraticamente eleitos.

Nós que já tivemos 28 anos de uma feroz ditadura, não podemos entregar a nossa democracia, conquistada no dia 25 de Abril de 1974, nas mãos de novos ditadores salazarentos!

Temos que ter muito cuidado com os lobos, vestidos com pele de cordeiros!...

Estes lobos enganadores, só dizem o que o povo, ingenuamente, quer ouvir, por isso é que são tão perigosos, porque quando se apanharem no poder, vão fazer tudo ao contrário das suas atuais promessas.

Não podemos esquecer o governo do PSD/CDS de Paços e Portas, que prometeram não aumentar os impostos, assim que conseguiram o poder fizeram um enorme aumento de impostos.

Retiram direitos aos trabalhadores, principalmente à Função Pública, baixaram os salários e as pensões, acabaram com o pagamento  do subsídio de férias e de Natal pago como diz a lei, passando a ser pago em duodécimos, as carreiras ficaram estagnadas, destruiu serviços públicos etc. Todos estes e outros direitos, só foram recuperados durante o governo da geringonça, disso não podemos esquecer-nos.

A direita deixou-nos a sopa dos pobres, e a caridadezinha como única opção para o povo mais pobre.

É preciso estar alerta, não deixar de votar, seguramente, nos partidos democráticos, e que nos dão a garantia dos valores de Abril.

25 de Abril sempre!

Fascismo nunca mais!

2021/2022

Maria da Conceição Saraiva Roxo Orvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário