sexta-feira, 6 de março de 2009

1.ª Feira Alentejo Jovem em Évora

1.ª Feira Alentejo Jovem abriu ontem ao final da tarde


As expectativas são muitas quanto à primeira edição de um certame dirigido para a educação, formação, qualificação profissional e emprego. No entanto, para o presidente da Câmara Municipal de Évora, José Ernesto Oliveira, a aposta "está ganha". "Temos 38 instituições aqui presentes do mais variado tipo, desde a Universidade de Évora, escolas secundárias, escolas profissionais, institutos da juventude, forças armadas e de segurança, todas elas com o propósito de mostrar aos nossos jovens o que é que têm para oferecer", explicou, acrescentando ser esta uma forma dos jovens começarem a equacionar o seu projecto de vida e de exercício profissional.

Maria Madeira Bolas tem 15 anos, frequenta o 10.º ano do curso profissional de Turismo, na Escola Secundária Severim de Faria, e foi uma das primeiras visitantes deste certame. Com uma mão cheia de papéis informativos, esta adolescente tem já bem definido o seu percurso profissional. "Quero terminar o 12.º ano e queria ir para a Universidade de Évora para ser guia turística, por isso já tenho aqui tudo o que preciso de saber para quando chegar a altura me candidatar", avançou.
Instada sobre o interesse da feira, Maria Madalena Bolas afirmou estar "a gostar muito", salientando ser "muito importante para os estudantes, pois é uma maneira de ficarmos informados dos vários cursos que existem, quer profissionais, quer de ensino superior, bem como de outras saídas profissionais".
Com já alguma experiência no mercado de trabalho está Duarte Miguel, 25 anos, actualmente desempregado e que decidiu visitar esta feira "com o objectivo de encontrar aqui emprego, pois com tantas instituições aqui presentes, espero que algo exista". Embora tenha revelado que preferia trabalhar na área da distribuição, que foi o seu último emprego, este jovem afirmou que o que quer "é trabalhar, seja em que área for".
Essa oportunidade pode ser encontrada, por exemplo, no stand do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFF), pois segundo Carlos Vintém, sub-delegado regional do IEFP do Alentejo, "é temos aqui ofertas de emprego e outras podem ser consultadas através do nosso site". As oportunidades são relativas ao espaço europeu, nacional e regional, tendo exemplificado empregos como: programadores informáticos, vigilantes de crianças, contabilistas, auxiliares de limpeza, electricistas, empregados de balcão, entre outras. Este mesmo responsável explicitou que a presença do IEFP nesta feira visa também divulgar a formação que faz e que está disponível para os jovens que entenderem escolher uma via profissional com equivalência ao 9.º ou 12.º ano.
Assim, durante quatro dias, os jovens do concelho e de toda a região podem visitar os espaços das várias instituições, "esperando-se alguns milhares de jovens", opinou José Ernesto Oliveira, adiantando que espera que a sua mensagem para que a população portuguesa e alentejana aposte cada vez mais na qualificação seja ouvida. "A sociedade portuguesa precisa de recursos humanos qualificados e, de facto, as oportunidades surgem para quem tem qualificação e é com pessoas acreditadas que Évora também pode ser competitiva", concluiu.
Guia Feira Alentejo Jovem
Na sessão da inauguração do certame foi lançado um guia onde os jovens podem encontrar uma listagem da oferta formativa, dicas sobre como concorrer a um emprego, um exemplo de um caso de sucesso no mundo do trabalho, cinco passos para a criação do seu negócio, informação sobre programas com apoios e incentivos ao empreendedorismo e casos de cidadãos que não tiveram medo de arriscar e que criaram o seu próprio emprego.
http://diariodosul.com.pt/index.php/noticias/681

Sem comentários:

Enviar um comentário