quinta-feira, 20 de julho de 2017

Contos ao Sarão/ O Lobo a Porca e os Porquinhos

Contos ao Serão















O Lobo a Porca e os Porquinhos

Era uma vez uma porca que estava com os seus filhos porquinhos, perto de um moinho movido a água, que nesse momento estava parado, porque a água tinha sido desviada da sua entrada porque o moleiro estava a dormir a sesta, quando apareceu sem saber de onde, um lobo faminto.
Então o lobo disse à porca:
- Vou-te comer e depois como os teus filhotes.
- Ela retorquiu-lhe.
- Não me comas já, vai lá para baixo para o local de onde sai a água, que eu atiro-te com um dos meus filhinhos de cada vez, e tu quando tiveres a barriga cheia, deixas-me ir embora com os outros que sobrarem.
 O lobo armado em espertalhão assim fez.
Mal ele se pôs em cima da roda do rabião, que fazia parte da engrenagem exterior que quando lá caía a água que entrava por um canal estreito existente na parte superior do moinho e quando rodava, fazia as mós de dentro do moinho rodarem cada uma em seu sentido e assim moer o grão que ia caindo devagarinho.
Enquanto que o lobo subia descia até à parte mais baixa do moinho por onde saía a água e onde estava o rabião, a porca e os porquinhos fossaram com toda a força a terra do rego da água que a desviava do moinho, quando o lobo gritou:
- Já cá estou, podes atirar-me o primeiro!
De repente a água entrou tão depressa para o moinho que a roda do rabião começou a rodar com tanta força que o lobo assustado começou a gritar.
- Pára rabião, pára rabião!
O moleiro ouviu tanto barulho que se levantou depressa e foi ver o que se passava.
Então desligou a água, e ajudou a porca e os porquinhos a salvarem-se do apetite do lobo que ao ver com uma pá na mão fugiu para longe e nunca mais voltou à aldeia.

Perlim, perlim, perlim pim, pim!
A história chegou ao fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário