domingo, 30 de abril de 2023

Viagem do Navio Negreiro

Exercício de Escrita Criativa

 Viagem do Navio Negreiro

Numa manhã de denso nevoeiro, o navio negreiro partiu da Guiné, com destino a Portugal. Iniciava a viagem com cerca de 500 escravos, homens, mulheres e crianças, transidos de medo, amontoados num escuro, húmido e frio porão, onde os gritos e as lágrimas, se misturavam com o suor e o vómito daqueles negros assustados, que nele viajavam. Quanto mais se afastava da costa, mais crescia o medo, de quem caiu em desgraça. Lá fora, as ondas batiam no casco do navio, abafando os gritos e os gemidos dos escravos.

A viagem foi longa, os negros passaram muita fome e sede, só eram alimentados uma vez por dia, e pouco lhes matavam a fome e a sede, muitos deles adoeceram, de escorbuto, febre amarela, varíola, sarampo e problemas gastrointestinais, alguns deles morreram durante a viagem, mas ficaram durante algum tempo junto com os vivos, depois eram lançados às águas do mar revolto, que lhes serviu de cemitério.

Os que sobreviveram, foram então desembarcados, acorrentados, e, após o pagamento dos impostos na alfândega, foram vendidos nos mercados de escravos, pelos mercadores esclavagistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário