sexta-feira, 24 de novembro de 2023

ICÉ- "Era uma vez...O Alentejo"

"Era uma vez...O Alentejo"

 Era uma vez o Alentejo

Que eu um dia conheci

Com 10 anos de idade

Para o vir conhecer 

Longo caminho percorri

Do norte até ao sul

Achei lindo o céu azul

E as brilhantes estrelas 

Com os seus loiros trigais

E os rebanhos de ovelhas

Primeiro veio o meu pai

Trabalhar como ferroviário

Mesmo com uma grande família

Vivia triste e solitário

Numa casa com pouca mobília

Num local ermo e isolado

Mas era um lindo apeadeiro

Com comboios a passar

Durante quase o dia inteiro

Eu vim cá passar umas férias

E passear com os meus pais

Onde as pessoas mais velhas

Gostavam de dar conselhos 

Depois viemos para cá viver 

Foi como um lindo lampejo

E as promessas de felicidade

Como é grande o Alentejo!

Com paredes de cal branca 

Com uns azuis rodapés

E com outros amarelos 

As portas com seus postigos

E com tanta gente franca

Tu que sabes bem quem és 

Tens o país aos teus pés 

O sol faz os seus castigos

Queimando à sua passagem

Esta bela paisagem 

É rara a fresca aragem 

Com a idade a passar

E o meu tempo a esgotar

Como o futuro não prevejo

Em jeito de despedida

Era uma vez o Alentejo!

Sem comentários:

Enviar um comentário