segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Quem Sou Eu

Quem Sou Eu?


Fui pastora em Trás-os-Montes

não de ovinos e caprinos

era guardadora de gado

mas da raça dos bovinos.

Depois fui uma operária

das estradas em construção

com paralelos e brita

e também com alcatrão.

Alguns tempos passados

fui trabalhar para o pinhal

cortar os pinheiros-bravos

para fabricar o papel.

Depois dentro da fábrica

transformavam o papel

em lindos livros que eu lia

com histórias de cordel.

Fui mondadeira no campo

neste nosso Alentejo

ceifei repelos de trigo

grão-de-bico e centeio.

Depois vim para a escola

mas não foi para estudar

foi para ganhar a vida

que vim para cá trabalhar.

O tempo foi passando

E já lá vão trinta anos

que nesta escola trabalho

e sofrido desenganos.

Trabalho há muito tempo

mas não ganho para viver

trabalhando honestamente

eu ando sempre a correr.

O meu pequeno ordenado

já não dá para quase nada

com esta carestia de vida

não me sinto recompensada.

Porque todos os dias

aumentam os valores

dos bens essenciais

mas nós ficamos para trás.

Os governos e os dirigentes

esquecem que os trabalhadores

deve ter ganhos suficientes

para deixarem de ser pobres

Se algum dia pudesse

eu fazia para mudar

dava só a quem merece

punha todos a trabalhar.

Punha os nossos dirigentes

a viver durante um tempo

com o salário mínimo

a viverem como pobres.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário