segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Aromas de Poesia Julho/Agosto/Setembro -2023

Aromas de Poesia Julho/Agosto/Setembro -2023

Aromas de Poesia I

Era setembro

Mas já passou muito tempo

E eu ainda me lembro

Dos ranchos de mulheres a vindimar

Cheirava a uvas maduras pelo ar

E a vinho mosto no lagar

Ainda me lembro

Das rodas dos carros de bois a chiar

Das lindas noites de luar

Ainda me lembro

Dos jovens a cantar às desgarradas

E ali estava eu a admirar

Os grandes serões de desfolhadas

Dos grãos de milho na eira a secar

E eu ali sentada a guardar

Com um livro na mão para o tempo aproveitar

O rodo de vez em quando ia passar

Para o grão de milho melhor secar

Ainda me lembro


Aromas de Poesia II

Tenho saudades

De quando ia para o lameiro

Tenho saudades daquele cheiro

Que se desprendia da vinha

Com os cachos de uvas maduras,

Negras, como os teus olhos,

Ou douradas

Como os meus cabelos loiros cacheados

Tenho saudades

Das pereiras carregadas de peras coradas pelo sol

Tenho saudades, do canto do rouxinol

Tenho saudades

De comer o pão mole da galheira

Que a minha mãe fazia dessa maneira

Ia buscar farinha ao moleiro

Trocada pelo saco de milho em grão

Às vezes também cozia de centeio

Como cheirava e sabia tão bem aquele pão

Era amassado e feito pela minha mãe

Que o cozia no nosso forno a lenha

A isso nada se lhe assemelha

Também tenho imensas saudades dela! 

Sem comentários:

Enviar um comentário