segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Um Arco-Íris Poético

“Um Arco-Íris Poético” – Poesia Reunida"

Um Arco-Íris Poético I

Brilhas lá no horizonte

Ó meu lindo arco-íris

Até pareces uma ponte

Que me leva para Paris

A bela cidade das luzes

Que sonho em conhecer

Tu que tens múltiplas cores

Quando resolves aparecer

Com um lindo sol às vezes

E outras está a chover

Não conseguimos adivinhar

Quando vais aparecer

Dá a impressão que estás perto

Mas não te consigo alcançar

Enches de alegria o meu peito

Parece que estou a sonhar

Quando te vejo lá no alto

Tão lindo que estás, a brilhar!

“Um Arco-Íris Poético” II

Estás lá no céu brilhante

Pareces um viajante

Que aparece quando quer

Para visitar a mulher

Que está sentada à lareira

E põe lenha na fogueira

Para a casa aquecer

Pois lá fora está a chover

Mas também espreita o sol

Embora esteja muito frio

Parece que bebes no rio

Que corre ao longo do vale

O que mostras afinal

São pequenas gotas de água

Que o sol faz brilhar

Ou que algum temporal

Já está para chegar

“Um Arco-Íris Poético” III

Sou como o peregrino

Este é o meu destino

Correr atrás do arco-íris

Das suas cores de encantar

Não o apanhei por um triz

Eu vou de lugar, em lugar

Ele brilha lá no céu

Eu quero que seja só meu

Para me poder alegrar

Com ele fico a sonhar

Ou a chorar o meu pesar

É que quero acreditar

Que depois da tormenta

O arco-íris traz-me esperança

Pois quem sonha sempre alcança

“Um Arco-Íris Poético”  IV

Um dia o arco-íris

Apareceu lá no céu

Tinha escrita uma mensagem

A pedir mais consciência

Pois o planeta terra

Sofre muito com a guerra

E que está na eminência

De brevemente morrer

Se o homem não mudar

A sua forma de viver

Explorando todos os recursos

Sem se importar com o futuro

Ele que já está muito duro

Pois as suas consequências

São os tornados e os sismos

E as ondas de calor

Que causam grandes incêndios

Enchem o mundo de dor

Destroem quase tudo

Tem sido objeto de estudo

Pedem que o homem mude

Para o planeta salvar

E para que possa continuar

Lá bem alto no céu

O arco-íris a brilhar 

Sem comentários:

Enviar um comentário