sexta-feira, 3 de outubro de 2014

A Sementinha

Há dias, quando cheguei,
Ao entrar na minha sala,
Encontrei uma semente
E decidi afagá-la.

Curioso, debrucei-me
Sobre ela com atenção:
Com espanto, a sementinha
Transformara-se em botão.

Cheia de jeito e de graça,
A sementeira encontrada,
Sonho, vida, primavera,
Frescura da madrugada,

Abriu-se, seguidamente,
Em sinfonia de cor:
Já não era mais semente,
Tornara-se numa flor.

É promessa de futuro,
Augúrio de leda esp’rança,
Traz com ela uma mensagem
No coração de criança.


JUSTIFICAÇÃO

Eu hoje não tive tempo
Para a graça do costume…
Não se trata de desculpa;
Muito menos de queixume.

A verdade é que os mocitos,
Cada qual bem a seu modo,
Um a um ou todos juntos
Tomaram-me o tempo todo.

Foram as horas passando
Com eles sempre ocupado:
Uns, daqui; outros dali;
Mais uns quantos a meu lado.

Cansam, cansam, é verdade,
Mas que gosto e que prazer
Em cada dia que passa
Vê-los abrir e crescer!

Do livro: Solos de Harpa
Pinho Neno
Évora, CSSB, 1993

Sem comentários:

Enviar um comentário